Vânia Barbosa apresenta marcas resultantes da extração mineral em nova exposição
A exposição individual ‘Grafias do Tempo’, da artista mineira Vânia Barbosa , com curadoria de Cristina Tejo, reúne fotografias, objetos, instalações, vídeos e performances que enfatizam as marcas deixadas pela terra vermelha em decorrência da extração mineral. As obras poderão ser vistas até 4 de fevereiro de 2024. A entrada é gratuita e tem classificação livre.
Grafias do Tempo
Em março de 2023, Vânia Barbosa apresentou um recorte de seu trabalho na Galeria de Arte do BDMG Cultural, através da mostra ‘Impregnação’. A produção manifestava a poeira, a ‘poeirinha’, ínfima matéria que não vemos e que está presente no ar.
As obras também demonstravam a ‘poeirada’ visível, que sufoca quando levantada pela passagem de um caminhão. “Mostro como é difícil olhar para aquilo que não queremos ver. Mostro como o tempo deixa sua marca. O trem que passa vazio e carregado levando nossas montanhas moídas e muito mais”, revela a artista.
A curadora da mostra, Cristiana Tejo, relata que “Vânia Barbosa tem aferido a repercussão da extração mineral em expedições poéticas no entorno do seu ateliê, no Jardim Canadá, em Nova Lima, tornando visível em seu corpo o que aparentemente está invisível para além dos muros das mineradoras”. Iniciado em março de 2021, o projeto ‘Grafias do Tempo’ arregimenta vídeos, performances, objetos, fotografias e instalações que trazem à tona nuances da mineração.
“Busquei alternativas para tornar visível os impactos da mineração que presencio no bairro. Agora é hora de compartilhar com as pessoas o que trabalhei”, declara Vânia Barbosa.
Durante todo o mês de janeiro serão agendadas atividades abertas ao público com a participação de vários artistas, como rodas de conversa, performances e apresentações. A programação completa será disponibilizada no Instagram da artista.
Sobre a artista
Natural de Pequi, Minas Gerais, a artista contemporânea Vânia Barbosa vive e trabalha em Belo Horizonte. É graduada em artes visuais pela Escola Guignard – UEMG.
Participou de exposições no Espaço Cultural dos Correios (RJ); Museu de Arte Murilo Mendes (Juiz de Fora); Intervenção na Praça Sete (BH); Palácio das Artes (BH); Funarte RJ; Itaú Galeria (Vitória); Museu Histórico Abílio Barreto (BH); Einblicke in Brasilien (Erfurt-Alemanha); Museu de Arte de Brasília (DF); Museu de Arte Contemporânea – MAC (SP); Centro Cultural Cândido Mendes (RJ); MAM (SP); Museu de Arte da Pampulha (BH); XV, XIV, XIII Salão de Arte Contemporânea de (Ribeirão Preto/SP); Centro Cultural UFMG (BH); MAM (Salvador); Palácio Gustavo Capanema (RJ); III Bienal Nacional de Santos (SP). Premiada no Salão Paulista, Salão da Pampulha, dentre outros.
Exposição ‘Grafias do Tempo’ – Vânia Barbosa Curadoria: Cristina Tejo Abertura: 22 de dezembro de 2023 | às 19 horas Visitação: até o dia 04/02/2024 Terças a sextas: 9h às 20h Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h Grande Galeria do Centro Cultural UFMG Classificação indicativa: livre Entrada gratuita