Exposição “A.R.L. Vida e Obra - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição “A.R.L. Vida e Obra

24 janeiro as 09:00 16 março as 09:00

O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – CCBB BH inaugura no dia 24 de janeiro a exposição “A.R.L. Vida e Obra”, que se aprofunda na produção de Antônio Roseno de Lima. O artista de Alexandria (RN), morou na favela Três Marias, em Campinas (SP), até a sua morte, em junho de 1998.

A.R.L., como assinava nas pinturas, coloria seu barraco com obras comoventes, que partiam de materiais precários, a maioria encontrada no lixo. A curadoria da exposição é de Geraldo Porto, artista plástico e professor doutor do Instituto de Artes – UNICAMP. A exposição tem estreia nacional em Belo Horizonte e depois segue para os Centros Culturais Banco do Brasil em Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Roseno não recebeu o devido reconhecimento em vida, participando de poucas exposições, sendo a primeira individual na Casa Triângulo (SP) em 1991, seguida pela coletiva “A pintura em Campinas: o contemporâneo no Centro de Informática e Cultura”, em 1992. Ainda fez uma individual na Cavin Morris Gallery, em Nova Iorque, em 1995. Apresentado por jornais como favelado, semianalfabeto e doente, A.R.L. reagiu a tais rótulos escrevendo em vários quadros, em letras garrafais: “Sou um homem muito inteligente”.

A exposição demonstra a sensibilidade de Roseno frente ao cotidiano. Seus trabalhos parecem partir de uma “necessidade de estabelecer uma relação prazerosa com o mundo”, ressalta o curador. Nas obras, as diversas aspirações do artista são representadas, uma delas se repete em toda a sua arte: “Queria ser um passarinho para conhecer o mundo inteiro!”. Alguns dos sonhos de A.R.L. são concretizados nas pinturas: a casa bonita, colorida, com luz elétrica, o prédio moderno e a fábrica onde almejava trabalhar.

Apesar da extrema pobreza e falta de reconhecimento, na arte, Roseno encontrava espaço para se expressar e sonhar, de forma livre, criativa e surpreendente

Ele trabalha com materiais que encontrava como pedaços de latas retirados dos entulhos a papelões, madeira e esmalte sintético das sobras das latas utilizadas para pintar portas. Quando gostava de algum desenho, ele recortava-o em latas de vários tamanhos para usar de modelo, utilizando-se também de outros materiais como a lã, que priorizava em época de frio.

A exposição está dividida em várias seríes: O Bêbado, Recortes da Cidade, Personalidades, o Fotógrafo, Frutos, Flores e Animais e Mulheres Santas.

SOBRE ANTÔNIO ROSENO DE LIMA

Antônio Roseno de Lima nasceu em Alexandria (RN), em 1926. De sua cidade natal, como tantos outros, foi para o centro-sul do Brasil fugindo da seca e jamais fez o caminho de volta. Foi para São Paulo deixando mulher e cinco filhos, sonhando em trabalhar e ganhar muito dinheiro.

Em 1961, aos 35 anos de idade, fez um curso de fotografia e passou a exercer o ofício registrando o cotidiano de crianças – além de aniversários e casamentos – e as fotos logo ganharam as nuances de seus traços.

Mudou-se para a favela Três Marias (Campinas) em 1976 e viveu ali até a sua morte, em junho de 1998. Em um barraco miserável, pintava em cima de uma mesa abarrotada de papéis e objetos, onde também comia e contava o dinheiro que recebia das crianças da favela em troca de doces.

Uma faxina para afugentar ratos e baratas de seu barraco fez com que pelo menos 500 de suas obras fossem parar no caminhão de lixo. Ainda assim, uma grande coleção das suas melhores fotografias está hoje no Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas e suas pinturas entraram no acervo de importantes museus, como a famosa Collection de l’Art Brut, de Lausanne, Suíça, e o Museu Haus Cajeth, em Heidelberg, na Alemanha.

SERVIÇO
Exposição “A.R.L. Vida e Obra”
Data: de 24 de janeiro a 18 de março
Horários de visitação: de quarta a segunda, das 10h às 22h
Local: Galerias do Térreo – Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Mais informações: 31 3431 9400 – ccbb.com.br/bh

Livre

CCBB BH

Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Belo Horizonte, Minas Gerais Brasil
+ Google Map

Anúncios